Escrita De Rouxinol

Friday, September 16, 2005

Eu quero pronunciar-me

Eu quero pronunciar-me sobre a burrice que grassa no ensino superior e depois do ensino superior cá em Portugal. E em Portugal, generalizando.

A minha prova de ingresso foi submetida a uma reapreciação porque foi avaliada em menos três valores (dos vinte possíveis) do que aquilo que efectivamente valia. Porque as respostas que eu dei no meu exame de Português B não eram exactamente como as da Proposta de Correcção. Isto demonstra em parte a burrice derivada da falta de flexibilidade que emprenha a classe docente.
Outro caso, que ilustra o que se passa agora no seio da discência do ensino superior: eu sou caloira, e agora no princípio do ano o Casco-Paper da praxe foi conjunto com o pessoal de Direito. No meio do Casco-Paper, estava a seguinte proposta de trabalho: "Distinga domicílio de habitação". E uma caloira de Direito (eu não estou em Direito, note-se) julgava que tinhamos que procurar um edifício que fosse um Domicílio de Habitação, distingui-lo do meio dos restantes edifícios que contornavam a rotunda. Uma aluna de Direito. É em mãos destas que vai parar a Justiça dentro de cinco anos.

E nós vemos isto a acontecer todos, todos os anos. Todos os anos são atribuídos altos cargos a gente que vem para os media dar erros de português, todos os anos os alunos são injustiçados por professores mais burros do que eles (por favor, que isto não se entenda como imodéstia minha), todos os anos vai gente presa devido à burrice dos advogados que pode (ou infelizmente, muitas vezes, não pode) contratar, e tantos milhares de situações que poderiamos todos enunciar, durante semanas, meses a fio...

Eu estou angustiada. A irresponsabilidade, a arrogância e o facilitismo estão a tornar-se valores (e quero mesmo dizer valores, no sentido de serem qualidades que se aprecia e que nos tornam pessoas melhores) na sociedade actual. Toda a gente quer parecer melhor do que os outros, ninguém tem problemas de consciência por passar à frente na fila de três horas da Segurança Social, não há compaixão, é bem tirar uma licenciatura e ter um Dr ou um Eng antes do nome, há morcões que chegam a apresentar-se como Dr. José Silva (nome meramente exemplificativo), em vez de um honesto, acessível e franco José Silva. Toda a gente quer é coçar para dentro.

Detesto esta merda desta gente. Quero ser um simples leitor de CD's, ser encostada para um canto e que ninguém me venha falar (e eu também não quero testemunhar) das vilanezas que perpassam as relações humanas actualmente. Só quero a minha música.

1 Comments:

At 16 September, 2005 23:36, Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 

Post a Comment

<< Home